HBSIS
Programa HBSIS 3.0 implementa nova metodologia com foco em inovação e resultados
Programa HBSIS 3.0 implementa nova metodologia com foco em inovação e resultados

Programa estimula transformação organizacional com adoção da filosofia Lean e de métodos ágeis

A adoção da filosofia de gestão Lean e de métodos ágeis para o desenvolvimento de tecnologias é uma tendência que avança em vários segmentos da economia. Levantamento da consultoria norte-americana Gartner aponta que, até 2018, três em cada quatro empresas de TI estarão utilizando metodologias ágeis de trabalho. Esse novo padrão prioriza a entrega de valor, eficiência, segurança e assertividade. Com 25 anos de mercado, a empresa catarinense HBSIS está implementando a cultura Lean com foco na maximização do valor, na melhoria da qualidade do desenvolvimento de softwares e na gestão de processos produtivos.

Especializada em soluções nas áreas de logística, vendas e outsourcing, a companhia sediada em Blumenau iniciou, em 2015, um projeto piloto para implantação da filosofia de gestão Lean (do inglês, enxuta), que orienta para a transformação organizacional fundamentada em pensamento sistêmico. A metodologia busca agregar valor ao produto, tendo em vista a satisfação do cliente e a eficiência da produção. O projeto embrionário evoluiu e com a adesão dos colaboradores e gestores transformou-se no Programa HBSIS 3.0.

“A iniciativa faz parte da estratégia de expansão dos negócios da empresa, baseada na melhoria contínua a partir de um novo modelo de gestão, pautado pela mudança de pensamento, comportamento e processos da organização”, destaca Valcemar Cardoso, diretor de Operações na HBSIS. Iniciado em janeiro, o programa permeará todas as áreas da empresa, alcançando a totalidade do quadro funcional, composto por mais de 300 profissionais, incluindo a sede e o centro tecnológico em Blumenau, além da base de negócios em São Paulo. Como resultado da atual fase do programa, células de desenvolvimento e suporte foram unificadas, formando equipes multidisciplinares.

Na HBSIS, a implantação do programa conta com mentoria de Samuel Crescêncio, CEO da Lean IT 101 e ex-membro do Board of Directors da Agile Alliance – entidade internacional que promove a cultura ágil no mundo. Criador da Pirâmide Lean, princípio que instrui sobre o correto equilíbrio na aplicação das práticas Lean e Ágil por toda a organização, Crescêncio avalia o Programa HBSIS 3.0. “O alto nível de envolvimentos dos empregados e gestores tem sido um fator decisivo para o sucesso da implantação na empresa. Essa nova orientação de gestão considera a estratégia de negócio, passando pelo gerenciamento, engenharia de software, desenvolvimento de produtos até operações. O engajamento de todos resultará em inovação, celeridade e ganho de escala nas entregas de soluções, além de eficiência nos processos”, ressalta.

Sobre a empresa
Para a HBSIS, a tecnologia é uma ferramenta transformadora capaz de facilitar e agilizar a vida das empresas e das pessoas. Desde 1990 no mercado, a empresa blumenauense com filial na capital paulista, consolida-se no mercado desenvolvendo soluções em sistemas de venda, logística e outsourcing de TI. Atuando em todo o Brasil, sempre focada na resolução de problemas e na busca de resultados que irão acelerar negócios, tem entre seus clientes grandes empresas, como Ambev, BRF e Ultragaz.

Fonte: Dialetto | Assessoria de Imprensa - HBSIS