HBSIS
Mais de 45 mil beneficiários da União Saúde passam a ser monitorados pelo HB.Prever
Mais de 45 mil beneficiários da União Saúde passam a ser monitorados pelo HB.Prever

Solução para gestão de programas de medicina preventiva foi desenvolvida pela HBSIS. Dados sobre a evolução dos participantes, bem como seu histórico médico e sugestões de novas ações são algumas das funcionalidades

Criada em 1993 em Jaraguá do Sul (SC), a União Saúde é uma operadora com foco em planos empresariais, que possibilita a cobertura nacional e projetos personalizados para empresas. Conta com uma unidade também em Blumenau (SC) e mais de 45 mil beneficiários. Em março deste ano, a área de medicina preventiva da empresa passou a utilizar o HB.Prever, uma solução de gestão que facilita o controle e a programação de ações dentro do segmento.

O cadastro de todos os beneficiários já está incluído na solução, que é integrada com o sistema de gestão da União Saúde. Karine Klein, coordenadora de medicina preventiva da companhia, explica que com o HB.Prever a equipe conta com mais facilidade na hora de programar o trabalho ou acessar dos dados dos participantes das ações. “A solução tem sido uma facilitadora para o trabalho da área, já que nos mostra de forma fácil e intuitiva os dados de cada paciente. Os cadastros são atualizados de forma muito mais prática e um dos diferenciais é que conseguimos acessar rapidamente o perfil dos beneficiários”, diz.

Com ações desde 2013, a área de medicina preventiva da União Saúde conta com programas como o 12X8 (para controle de hipertensão arterial), União na Medida (com foco em sobrepeso e obesidade), Doce Vida (diabetes), Programa Plenitude (com ações para beneficiários acima dos 60 anos), Saúde Lombar (para pacientes com dor crônica ou problemas de coluna) e o União Casa (assistência domiciliar).

Do Excel para a gestão automatizada
Karine explica que até o início do ano, o controle de todos os participantes e beneficiários era feito a partir de tabelas simples. Essa forma de trabalho dificultava a seleção de pacientes e a mensuração de resultados. “Além de nos permitir analisar melhor os resultados das ações, o HB.Prever reúne em alguns cliques os dados necessários para a criação de novos programas. Com isso posso, por exemplo, selecionar os participantes por idade, peso ou outras características que os fariam entrar em determinado grupo com o qual trabalhamos”, comenta.

Fonte: Melz | Asse