HBSIS
Implantação do HB.Conselhos na OAB Piauí

Em fase de homologação do produto HB.Conselhos, que entra em produção nessa primeira quinzena a HBSIS

Iniciamos o contato com a OAB-PI no final de 2010, porém foi a partir de março de 2011 que intensificamos as ações comerciais, quando o produto entrou definitivamente no mercado. Em abril fizemos uma visita para apresentá-lo tecnicamente à seccional e no final de junho oficializamos o negócio. As atividades de implantação iniciaram em agosto e neste momento estamos em fase de homologação do HB.Conselhos que entrará em produção na primeira quinzena de novembro.

Como era a gestão na seccional do Piauí antes do HB.Conselhos e o que mudou após a implantação do sistema(Cenário Pré e Pós)?

Haviam muitos controles manuais e falta de integração dos sistemas. Após a implantação do HB.Conselhos os dados estarão totalmente integrados e muitas rotinas operacionais serão automatizadas. Além disso, a OAB-PI estará preparada para trabalhar com processo eletrônico e oferecer serviços online para seus associados.

Quais as principais necessidades apontadas pelo cliente para recorrer à solução da HBSIS? Estas necessidades, são percebidas pela HBSIS como comum em relação à outras seccionais?

Maior agilidade e controles, com a disponibilização de serviços via Internet para os advogados, como atualização cadastral, emissão de boletos de anuidades, consultas, etc., além do tratamento das operações diárias da seccional, desde a entrada da documentação até o retorno para o associado.

Sim, as necessidades das seccionais em geral são bastante parecidas.

É possível um testemunhal do cliente sobre o produto e sua parceria com a HBSIS? Se sim, informar nome e cargo do depoente. Acrescentar foto, caso haja disponibilidade.

Sim, porém somente após a conclusão da implantação.

Você pode descrever como foi o processo de implantação (horas, treinamento, capacitação, impactos na rotina da seccional)

Os trabalhos iniciaram com a realização de um diagnóstico prévio, onde um técnico da HBSIS esteve visitando a OAB-PI durante uma semana, para levantar maiores detalhes sobre as atividades realizadas. Após isso foi realizado o planejamento da implantação e alinhado o cronograma com o cliente. Foram realizados também os treinamentos do pessoal e estamos trabalhando atualmente na migração e validação de dados, última etapa antes da virada para produção do sistema.

Que profissionais da seccional e quantos estarão operando diretamente o sistema e quantos profissionais serão beneficiados indiretamente pelo HB.Conselhos.

São cerca de 40 profissionais na seccional de Piauí que estarão operando diretamente o sistema e indiretamente, beneficiados em torno de 8000 advogados.

Quais processos e rotinas foram efetuados para aderir ao software? Houve análise de requisitos, consultoria preliminar? Quanto tempo durou esta fase?

Como já respondido acima, foi feito um diagnóstico prévio de uma semana.

Com base no principal concorrente do HB.Conselhos, qual o diferencial da ferramenta e que traz vantagem competitiva ao produto?

São vários, mas principalmente o fato de o sistema ser baseado em plataforma 100% WEB, o que lhe confere mobilidade, disponibilidade, facilidade de instalação e atualização. Além disso, temos um sistema desenvolvido especialmente para as seccionais da OAB, ou seja, o grau de aderência da solução aos processos e procedimentos internos é altíssimo.

Qual a representatividade desta conta para o share projetado em 2011 para o produto e como está a previsão de crescimento para 2012 do HB.Conselhos?

Foi nosso primeiro cliente, após a OAB/SC, onde desenvolvemos o projeto inicial.

A OAB-PI foi de suma importância, pois mostrou que o HB.Conselhos é realmente aderente às necessidades das seccionais. Estamos em fase de fechamento com outras seccionais, o que nos dá ainda mais força para intensificarmos nossas ações nos demais estados e ampliarmos nosso Market Share até o final de 2012.

Em quais clientes o HB.Conselhos já faz parte da gestão (informar nome/região e respectiva data oficial da implantação)

OAB/SC – Desde dez/08;