HBSIS
HBSIS cria programa para formação de profissionais com foco em desenvolvimento humano
HBSIS cria programa para formação de profissionais com foco em desenvolvimento humano

Serão oito meses de capacitação para desenvolver competências humanas e organizacionais em 25 profissionais. A ideia da empresa é transformar a iniciativa em um projeto contínuo, que visa preparar profissionais para posições estratégicas

Gerir uma equipe, diagnosticar conflitos, planejar abordagens, motivar e desenvolver a gestão do tempo e da consciência da produtividade  são demandas fundamentais na vida dos profissionais. Mas isso não significa que sejam habilidades fáceis de se encontrar em pessoas em cargos estratégicos . E foi para desenvolver estas características que a HBSIS, empresa de tecnologia de Santa Catarina, criou a 1ª Academia de Desenvolvimento Humano (ADH).

O programa inédito de formação contará com aulas presenciais divididas em 12 módulos com foco em treinamento comportamental. Serão oito meses de preparo para os 25 colaboradores selecionados nesta primeira etapa. Entre os requisitos para escolha dos participantes, a empresa estipulou atuação mínima de um ano na companhia, curso superior completo ou em desenvolvimento, ter bom relacionamento interpessoal e proatividade, além de não exercer, no momento, nenhum cargo formal de liderança.

Além disso, o projeto contempla profissionais com capacidade para participarem de processos sucessórios ou assumirem novas posições estratégicas dentro da empresa. Werther Chiarini Neto, diretor de Desenvolvimento Organizacional e Humano, explica que não se trata de um treinamento técnico, mas sim de habilidades fundamentais em relação a atuação em equipe, com perspectiva de se preparar a equipe para decisões em longo prazo. “Encontrar profissionais com estas aptidões amplamente desenvolvidas é bastante difícil. Nós acreditamos também que podemos valorizar quem já atua na empresa, dando a oportunidade de aprimorarem sua forma de trabalho e garantindo, no futuro, uma gestão mais eficiente, comunicativa e transparente”, diz.

A Academia de Desenvolvimento Humano será um programa contínuo da HBSIS, com turmas periódicas. A aula inaugural da primeira edição aconteceu no dia 14 de agosto. A consultora de implantação Paula Marjorie Ramos Schaefer foi uma das selecionadas e já aprovou a iniciativa da companhia. “Entre as lições aprendidas no módulo I da ADH, o que mais me chamou atenção foi o tópico que fala sobre estabelecimento de metas. Lendo sobre o assunto na apostila, verifiquei o quanto necessito colocar no papel e realizar um planejamento para alcançar os meus objetivos. Atualmente faço isso com um desgaste maior por falta de estabelecimento de prazos e meios para alcance. Este planejamento ajudará, e muito, no cumprimento das tarefas dentro da HBSIS, seja para um projeto que já está em andamento, ou para prospecção de novos clientes e desenvolvimento de novos projetos", avalia.

Fonte: Melz | Assessoria de imprensa - HBSIS Soluções em TI