HBSIS
Benefícios do roteirizador para o aumento da competitividade, por Humberto Matesco
Benefícios do roteirizador para o aumento da competitividade, por Humberto Matesco

*Artigo de Humberto Matesco, publicado originalmente no Portal Tecnologística. 

Diante de um cenário econômico desafiador, a competitividade no ambiente corporativo torna a gestão empresarial ainda mais complexa. É preciso prezar, cada vez mais, por métodos ágeis e metodologias inovadoras capazes de reduzir os gastos e aumentar a produtividade da equipe. Em qualquer segmento de mercado, a tecnologia tem atuado como intermediária da gestão e da operação, permitindo o uso otimizado de dados e a criação de estratégias para diferenciação das empresas.

No ramo da logística não é diferente. Analisar dados e evoluir o planejamento são atividades essenciais para criar elementos que qualifiquem os serviços de transporte. A chave para se diferenciar nesse mercado está na otimização das informações, trabalhando os dados para criar estratégias mais efetivas e reduzir as falhas na operação. Uma das formas de aperfeiçoar esse processo está no uso de ferramentas tecnológicas que monitorem a distribuição, como o roteirizador.

Manter a pontualidade e a qualidade da entrega estão entre os principais desafios das empresas que dependem de logística e transporte. Além de priorizar rotas mais curtas, é preciso definir o veículo mais adequado, encontrar formas de evitar o trânsito intenso e prezar pelas normas e restrições viárias. Todas essas variáveis acabam intensificando a frequência de atrasos e falhas, fatores que prejudicam e desqualificam qualquer negócio.

Por meio dos recursos proporcionados pela tecnologia, é possível optar por formas mais eficientes de planejar rotas e, assim, otimizar veículos, gastos e profissionais. Criado para evitar que atrasos aconteçam, o roteirizador inteligente é uma técnica que potencializa os recursos das empresas. Com instrumentos apropriados, a ferramenta atua em função da redução do tempo de entrega e da diminuição de desperdícios, por meio de soluções especializadas na otimização de percursos.

Planejamento para a definição de rotas

Avaliando informações estratégicas, o roteirizador estabelece itinerários automaticamente, considerando o melhor tipo de veículo, o caminho mais indicado e as prioridades da empresa. Os benefícios são diversos e resultam na melhora da gestão organizacional e na satisfação dos clientes.

Com vistas a aprimorar seus serviços e reduzir gastos, empresas vêm investindo na implantação do roteirizador para prever seus custos com transporte, diminuir a necessidade de manutenção dos veículos e otimizar entregas múltiplas. Entre suas funcionalidades, a ferramenta é capaz de calcular automaticamente as despesas com base no tempo da rota. Além disso, o roteirizador traça o percurso mais indicado de acordo com a necessidade do cliente, incluindo pedágios e pontos de parada no caminho.

Em um cenário em que pequenos detalhes interferem na saúde do negócio, mais do que reduzir distâncias, a tecnologia do roteirizador figura como um instrumento de aprimoramento da tomada de decisão, capaz de racionalizar recursos humanos e de tempo. Pensar estrategicamente tornou-se primordial para o desenvolvimento de um negócio sustentável e com perspectivas positivas no mercado atual, e tratar a tecnologia como aliada no controle das operações pode ser um dos grandes diferenciais no aumento da competitividade e no alcance dos resultados pretendidos.

*Acesse o conteúdo aqui: http://www.tecnologistica.com.br/portal/artigos/72786/beneficios-do-roteirizador-para-o-aumento-da-competitividade/