HBSIS
Artigo: Empreendedorismo e evolução
Artigo: Empreendedorismo e evolução

Por Humberto Matesco, diretor da HBSIS Soluções em TI

Há 25 anos, quando o setor de tecnologia da informação (TI) dava sinais de que viria para mudar o cenário global dos negócios, os desafios de empreender iam além de apostar no tipo certo de solução. Para a geração Z, que já nasceu conectada, é quase impossível imaginar o atendimento a empresas de todo o país sem o uso de e-mail, por exemplo. Lembro-me perfeitamente de nossa primeira grande aquisição: uma máquina de fax, que tornou o trabalho mais fácil e acabou com a necessidade de irmos até os Correios toda vez que um documento precisava ser emitido. As longas viagens de ônibus, aos poucos foram substituídas por passagens de avião e, de acordo com a evolução do negócio adquirimos o primeiro telefone celular, raridade para o início da década de 1990.

Quando olho para trás e analiso a nossa trajetória de empreendedorismo no mercado de TI, percebo o quanto evoluímos. Para a nossa geração, se aventurar em novos desafios ia muito além de uma mudança de rotina: significava apostar toda a vida em um sonho.

Muita coisa mudou em 25 anos e a tecnologia, as soluções e novos equipamentos são só uma parte disso. A vontade de se arriscar dessa nova geração, de buscar novos desafios, de ir além daquilo que se espera deles, nos fez aprender muito. Em mais de duas décadas de atuação pudemos encarar as várias faces do empreendedorismo. Vimos colaboradores seguirem caminhos diferentes aos nossos, mas também vimos muitos deles apostando em nossa empresa. O tal do empreendedorismo interno pode dar sim, muito certo, e levar uma companhia a um outro patamar, onde todos ganham.

Ao analisar nossos 25 anos de trajetória, que completamos em junho de 2015, percebo que vencemos não só o rápido avanço da tecnologia. Vencemos também as diferenças de gerações e temos orgulho de gerar emprego e fazer parte desse polo de TI que Santa Catarina se transformou. A evolução pela qual passamos só foi bem sucedida porque encontramos aqui oportunidades para crescer e nos tornarmos parte da história do estado.