HBSIS
Ações de promoção da saúde da Unimed Araxá contam com tecnologia HB.Prever

Com uma carteira de 29 mil clientes, a Unimed Araxá (MG), conta com 156 médicos cooperados, seis hospitais, 14 laboratórios, 26 clínicas e 200 empresas contratantes nas

cidades de Araxá, Ibiá, Campos Altos, Perdizes, Pedrinópolis, Tapira e Pratinha, todas em Minas Gerais.

Desde setembro do ano passado, o Núcleo de Saúde Integral da operadora conta com os benefícios do HB.Prever, criado pela empresa catarinense de TI HBSIS. A solução busca racionalizar os custos assistenciais e proporcionar aumento da longevidade com maior qualidade de vida, através das ações de promoção da saúde.

Segundo a coordenadora do núcleo, Clélia Grabowski, a aderência à solução ocorreu de forma gradual, com auxílio e suporte da HBSIS e hoje o sistema já registra grande adesão. Entre os benefícios do HB.Prever estão o mapeamento e identificação do perfil epidemiológico da população e seus impactos financeiros, o monitoramento desses perfis, os indicadores de saúde, além da integração com o sistema da operadora.

“Os resultados e benefícios já obtidos são bem nítidos, já que a agilidade e facilidade do processo de trabalho aumentaram muito com o HB.Prever, bem como a segurança do registro e acessibilidade aos elegíveis. E, consequentemente, já se observa a redução do custo histórico do cliente”, conta.

Para Clélia, o principal problema que a Unimed Araxá conseguiu resolver com auxílio da solução, foi a facilidade de acesso aos clientes em situação de risco através da seleção de elegíveis. Com esse mapeamento, as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças podem ser focadas e direcionadas para grupos específicos, reduzindo o custo assistencial.

“A utilização do sistema junto à promoção da saúde acontece desde a análise das práticas prioritárias para os clientes até registro das atividades”, relata a coordenadora.

Gilberto Cesar Moura, coordenador de produto do HB.Prever, fala sobre a parceria. “A Unimed Araxá é um excelente exemplo de que ações de promoção à saúde bem coordenadas, apoiadas pelo uso de tecnologia focada no negócio, podem trazer resultados rápidos, além da redução de custos já conhecidos”, afirma. “Outro fato importante que deve ser destacado, é o ganho na operação e produtividade que uma equipe suportada por um software como o HB.Prever pode alcançar. “ completa o gestor.

Fonte: Melz | Assessoria de imprensa - HBSIS