HBSIS
A tecnologia em favor dos bons resultados

Sidney Hamada
Executivo de contas da HBSIS Soluções em TI
Foi-se o tempo em que apenas o trabalho duro era suficiente para garantir o lucro dos negócios. Mais do que planejamento e bom relacionamento, o setor de logística e distribuição tem descoberto que a utilização da tecnologia se tornou obrigatória para o sucesso das empresas. Cada vez mais as companhias deste setor estão desfazendo o conceito de que as suas atividades não combinam nem precisam de ferramentas de controle e gestão.

Afinal, que gestor não quer saber exatamente o que acontece na hora da entrega dos produtos, qual a rota que o veículo tem traçado e ainda poder atender prontamente um pedido inesperado? Tenho acompanhado de perto esta realidade e visto cada vez mais gestores se convencendo da importância de se investir em estrutura e tecnologia, pois só assim podem atender as necessidades de clientes cada vez mais exigentes e lidar com infraestrutura de transporte deficiente e precária.

Responsável por transportar 60% do que é produzido no país e movimentando um montante de R$ 350 bilhões por ano, o setor de distribuição e logística tem crescimento anual superior ao do Produto Interno Bruto (PIB). Fazer com que os gestores percebam que o atraso nas entregas prejudica e muito os negócios e que a estruturação faz toda a diferença no faturamento é o nosso desafio diário. Somos desafiados a mostrar a clientes e possíveis clientes que a nossa solução tem sim um papel fundamental nas companhias onde atua. Provamos que a tecnologia não é gasto, e sim, investimento, que traz resultados a curto prazo. É visível que companhias que optaram por não investir neste quesito tem ficado para trás, em relação à concorrência antenada com as melhorias tecnológicas.

Desde 2012 a HBSIS atua neste segmento através do HB.MDM, uma solução de monitoramento de entregas em tempo real. Inserida inicialmente nas revendas Ambev, hoje já ganha espaço entre grandes companhias do país. Em apenas um mês após a implantação, empresas viram sua redução de custos atingirem níveis inesperados. Em um dos casos, foram R$ 50 mil a menos nas despesas, resultado da redução de devoluções desnecessárias, geradas por fatores como o atraso no transporte, por exemplo.

Provamos para o mercado que um sistema voltado ao controle de entregas deve ir além de apenas controlar a rota e jornada dos motoristas. O HB.MDM centraliza informações e armazena dados de forma rápida e prática. Nossa solução busca dar novas perspectivas de rotas, facilita a emissão de pedidos, o contato com o cliente e com a central, elimina muitos trabalhos manuais, aumenta a qualidade das informações, além de gerar relatórios que permitem a mensuração dos resultados obtidos. Tudo em uma única tela.

A mobilidade é a bola da vez no mercado de tecnologia da informação e essa é também a aposta da HBSIS. É graças a ela que nossos clientes podem acessar os dados referentes as entregas de qualquer lugar, facilitando a solução de eventuais problemas. Além de ser integrado com as principais ferramentas de rastreamento disponíveis no mercado, o HB.MDM é compatível com dispositivos móveis. Do smartphone para a central, os dados estão sempre à mão dos gestores. Com as informações “na ponta do lápis”, a tomada de decisões estratégicas fica muito mais eficiente e segura.

Acreditamos que é possível fazer melhor, fazer diferente e deixar ambos os lados – fornecedor e cliente – amplamente satisfeitos. A tecnologia provou e prova a cada dia que é o caminho ideal para isso.