HBSIS
HBSIS é reconhecida pela Ambev com solução de Nota Fiscal Eletrônica

Antes do HB.NFe. Muito custo, pouco suporte.


Desde o anúncio da obrigatoriedade da NF-e para o segmento, a AmBev sempre teve uma preocupação maior por conta do volume de notas fiscais emitidas diariamente, cerca de 120 mil. Além disso, com operações realizadas em todo o País uma integração eficiente com as SEFAZ (Secretarias da Fazenda) de cada estado.
A AmBev havia investido em mais infraestrutura de servidores e mesmo assim trabalhava com emissão de mais de 40% dos documentos em contingência diariamente. Isso gerava custos altos de papel e tempo de trabalho para regularização desses documentos. Além disso, segundo gestores da AmBev, havia um descontentamento com o suporte oferecido pela outra solução contratada.

Entender a complexidade das operações do parceiro para oferecer a melhor solução: HB.NFe. 

A HBSIS fez uma proposta bastante arrojada de substituir a solução vigente por uma mais aderente e mais integrada aos ERPs da AmBev.

O HB.NFe foi desenvolvido para atender os 70 Centros de Distribuição Direta (CDD) e também as 37 fábricas da companhia. Os dois modelos de unidades de negócio têm realidades diferentes e por isso, demandavam necessidades distintas. As 37 fábricas apresentam volume de transações moderado, mas com alta disponibilidade, 24 horas por dia, sete dias na semana. Já os 70 CDDs têm alto volume de transações, com faturamento concentrado em duas horas diárias, quando são emitidas cerca de 120 mil notas/dia.

A nova solução ficou pronta em pouco tempo e em menos de seis meses a implantação foi concluída.

Um dos desafios do projeto foi fazer a migração dos documentos eletrônicos da solução anteriormente utilizada para o HB.NFe. Foram migrados mais de 25 milhões de documentos, que passaram a ser acessados por meio do módulo Archive do HB.NFe. Neste novo sistema, o espaço em disco ocupado para estes documentos reduziu em 30%, pois o HB.NFe utiliza uma rotina de compactação de dados mais eficiente.

“Além do espaço de armazenamento, nossa solução reduziu o tempo de processamento e aderência perfeita do sistema ao processo de negócio da AmBev.  Também oferecemos uma estrutura de suporte especializada para nota fiscal eletrônica. Ferramentas customizadas para monitoramento do processo de faturamento, aliadas a ações rápidas, proporcionando impacto mínimo no nível de operação logística. “

Eduardo Luiz Myszko, gerente de produto.

Integração. Versatilidade. Redução de custo. Um novo dia a dia.


O produto HB.NFe foi totalmente integrado aos ERPs da AmBev, reduziu pontos de falha e, consequentemente, garantiu um nível de serviço excelente, Sua versatilidade, uma vez que pode rodar em diversos sistemas operacionais como UNIX, Red Hat Linux, Windows, permitiu que os investimentos em hardware fossem otimizados.

“Atualmente temos menos de 0,1% de emissões em contingência, raramente por alguma falha da solução, mas sim, por problemas de conectividade com as SEFAZ e há muito tempo que não tenho mais preocupações com a NF-e. Temos hoje uma solução completamente estável. A condução de soluções pró-ativas como essa têm sido costumeiras nessa relação de mais de 15 anos. Para a AmBev é muito importante contar com parceiros com a HBSIS que conhecem muito nosso negócio e nosso jeito de fazer as coisas. Valorizo demais esse tipo de atitude, pois num modelo bastante terceirizado como o da AmBev contamos com essa extensão do nosso time interno e com esse espírito de fazer sempre o melhor para a companhia mesmo que fora dela”.

Sérgio Fernandes Vezza. Diretor de TI da AmBev.

SOLICITE UMA DEMONSTRAÇÃO

Preencha o formulário, entraremos em contato em breve.

NOSSOS CLIENTES